O mercado alimentar actual é cada vez mais exigente em termos de qualidade e inovação, o que representa um desafio muito importante que muitas pequenas e medias empresas por si só não são capazes de assumir.
Contamos com uma experiência de vários anos a realizar serviços de consultoria na implementação de novas tecnologias de embalagens e refrigeração para a indústria alimentar, e um grande conhecimento da situação do mercado. Como resultado desta experiência, desenvolvemos um projecto pioneiro de consultoria alimentar conhecido como UME (Unidade Móvel de Embalagem). Trata-se de uma ferramenta técnico - prática, que consiste numa unidade piloto para processamento de alimentos, versátil e dinâmica, que permite a realização de ensaios e o desenvolvimento de novos produtos e processos directamente nas instalações de processamento.
Os desafios tecnológicos das empresas alimentares, especialmente as pequenas e medias, podem resumir-se a:
Melhoria dos produtos e processos tradicionais
Inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos que aumentem o valor acrescentado dos alimentos
Aproveitamento de excedentes de produção e subprodutos
Ferramentas que demonstrem e ajudem a compreender tecnicamente os benefícios das novas aplicações alimentares.
Neste sentido, o projecto UME tem como objectivo fornecer, ao sector alimentar em geral, soluções técnicas e económicas para a produção de alimentos minimamente processados (IV e V gama), mediante a aplicação de novas tecnologias, em todas e cada uma das etapas da cadeia de produção, desde o momento da entrada de matéria prima, até à chegada dos produtos ao consumidor perfeitamente embalados e etiquetados.
Meios técnicos e humanos
A UME é uma fábrica completa de processamento de alimentos em escala reduzida, que se pode adaptar a diferentes tipos de produto.
A Unidade móvel encontra-se dividida nas seguintes áreas:
Área de recepção, selecção e acondicionamento da matéria prima
Área de processamento, que inclui equipamento para:
- Descasque e corte
- Lavagem
- Escorrer e/ou secagem
- Embalagem em atmosferas modificadas
- Cozinha industrial
- Arrefecimento e congelação com Azoto Líquido
- Apertização (cozedura, pasteurização e esterilização)Área de controlo de qualidade, que inclui um pequeno laboratório com equipamento para ensaios microbiológicos e outros ensaios de qualidade
Área de pesagem, etiquetagem e armazenamento refrigerado de produtos acabados
Outras áreas (armazenamento, montra de produtos embalados, sala de reuniões, etc).
Cada uma das áreas dispõe de equipamentos modernos que permitem optimizar os processos, e extrair conclusões para a sua implementação industrial. Para isso, todos os parâmetros de funcionamento são coordenados a partir de um computador central.
A Unidade conta com o seu próprio laboratório para a realização de análises microbiológicas, estabelecidas pela legislação em vigor com respeito à confecção, distribuição e comercialização de alimentos preparados.
Para o desenvolvimento destes projectos, a Linde conta com uma equipa de técnicos especialistas no processamento de alimentos, capazes de solucionar os distintos problemas que envolvem a melhoria e confecção de novos produtos.
Serviços oferecidos
Os meios técnicos e humanos com que contamos na Unidade Móvel de Embalagem permite-nos oferecer aos clientes os seguintes serviços:
Novas técnicas de produção e embalagem à industria alimentar, alcançando o aumento da qualidade de produção, melhoria da competitividade, promover a modernização e a segurança alimentar
Equipamento portátil para demonstrações práticas e personalizadas em clientes
Transferência de tecnologia, em três vertentes:
- Serviços tecnológicos à industria, tanto no desenvolvimento de novos produtos ou processos como na implementação de novas tecnologias
- Fornecer soluções viáveis às necessidades de inovação dos diferentes sectores produtivos, com especial orientação a médias e pequenas empresas que não dispõe de meios e pessoal especializado em novas tecnologias
- Prestar serviços de consultoria técnica e prática em termos de tecnologia ou de gestão da inovação que melhorem a competitividade das empresas.Serviços de coordenação entre entidades públicas e empresas colaboradoras nos projectos de I+D+i (Investigação, desenvolvimento e inovação), prestando apoio técnico e de demonstração para a apresentação de projectos de divulgação técnica e investigação
A Unidade Móvel pode ser utilizada como unidade piloto para o desenvolvimento prático de projectos I+D de terceiros (Universidades, Clientes, Centros de Investigação, etc). Desta forma, podem obter-se resultados de produtos reais sem necessidade de instalar novas linhas ou fábricas
Organização de exibições práticas e demonstrações promocionais orientadas a mostrar, aconselhar e explicar os processos dos diferentes sectores alimentares (Carne, peixe, frutas, legumes, alimentos preparados ou catering) promovendo as novas tecnologias e mostrando soluções de elevado valor acrescentado para ajudá-los a serem mais competitivos no mercado.
A UME conta com uma ampla gama de equipamentos criogénicos portáteis com os quais se podem realizar pequenos ensaios em clientes, extrapoláveis a equipamentos industriais reais.