Os produtores alimentares tentam constantemente encontrar formas
de prolongar o prazo de validade
sem alterar as propriedades físicas
ou químicas dos géneros alimentares nem adicionar ingredientes que não são naturais. A Embalagem em Atmosfera Modificada (MAP) é a solução ideal para que tal seja alcançado. É um método natural
que está rapidamente a ganhar popularidade a nível mundial. Em muitos casos, também pode complementar outros métodos de conservação alternativos.
Desenvolvemos um conjunto de soluções de embalagens específicas para cada aplicação, agrupadas no conceito MAPAX®. O vasto conhecimento que adquirimos na área de alimentos, mistura de gases e embalagem permitiu-nos desenvolver o conceito MAPAX, que prolonga o prazo de validade – de forma natural.
Com o MAPAX, pode:
Aumentar as vendas, satisfazendo a crescente procura por produtos frescos
e conservados naturalmenteProlongar o prazo de validade sem o recurso a químicos ou a congelação
Aumentar o prazo de validade na cadeia de distribuição para vários dias
ou semanasManter o sabor, a textura e a aparência
Aumentar a produção e a eficiência na distribuição reduzindo os custos.
Alcançar o sucesso através da parceria
Trabalhamos em colaboração com os mais prestigiados centros de investigação alimentar em Portugal e na Europa e possuímos inúmeros clientes de processamento de alimentos a nível mundial. Também colaboramos com
os fornecedores de materiais e máquinas de embalar para criar a melhor atmosfera possível para cada aplicação específica. A atmosfera é influenciada por vários fatores, tais como os géneros alimentares e as suas propriedades,
a atividade microbiana, os requisitos de higiene, os atrasos prévios ao embalamento, a temperatura, a permeabilidade e outras propriedades do material de embalagem, o volume de gás livre dentro da embalagem e o nível de oxigénio residual.
Por exemplo, em produtos com pouca gordura e com um elevado conteúdo
de humidade, o MAP procura inibir o crescimento de micro-organismos, em particular. Por outro lado, quando os produtos têm um elevado conteúdo de gordura e uma baixa atividade de água, a proteção contra a oxidação é o objetivo principal.
A tecnologia
As misturas de gás MAPAX são normalmente compostas por gases atmosféricos como o dióxido de carbono (CO2), o azoto (N2) e o oxigénio (O2).
O crescimento de micro-organismos também pode ser inibido até um determinado ponto com a ajuda de outros gases, como o protóxido de azoto (N2O), o argon (Ar) e o hidrogénio (H2). Estes gases podem ser utilizados puros ou em misturas com a proporção adequada.
O CO2, por exemplo, é o mais eficaz na inibição de micro-organismos (como
o bolor e outras bactérias aeróbias comuns). O dióxido de carbono inibe a atividade microbiológica ao dissolver-se eficazmente na fase líquida e na gordura do alimento, reduzindo assim o valor do pH. Também penetra nas membranas biológicas, provocando alterações na sua permeabilidade e função. O azoto é um gás inerte. É primariamente utilizado para substituir o oxigénio na embalagem e assim evitar a oxidação. Devido à sua baixa solubilidade em água, o azoto também ajuda a evitar o colapso da embalagem mantendo o volume interno.
Na maioria dos produtos alimentares, o nível de oxigénio deve ser o mais baixo possível, contudo, a carne é a exceção. O oxigénio ajuda a conservar a forma oxigenada da mioglobina, que dá à carne a sua cor vermelha. Também é necessário oxigénio para a respiração de alimentos como as frutas e legumes.
Aplicações feitas à medida
Oferecemos um vasto leque de soluções MAPAX dedicadas às necessidades das seguintes indústrias: