As propriedades de um gás industrial dita a forma como este é fornecido ao cliente.
Gases como, por exemplo, o oxigénio, o azoto, o argon, o hidrogénio e o hélio podem ser rapidamente comprimidos numa garrafa até uma pressão de 300 bar.
Estas garrafas são construídas a partir de materiais capazes de suportar estas pressões. Tradicionalmente, estas garrafas eram feitas de aço ou alumínio de elevada resistências, mas agora estão a começar a ser utilizadas garrafas modernas em materiais compósitos.
Muitos gases combustíveis são líquidos à temperatura ambiente e são armazenados a baixas pressões em garrafas finas em aço ou materiais compósitos.
O acetileno, devido às suas propriedades, precisa de ser armazenado numa garrafa com uma ‘massa porosa’ na qual o gás é retido num solvente transportador.
Estas garrafas são construídas em diferentes tamanhos normalmente definidos como a capacidade de água do recipiente. Escolher o mais adequado para si dependerá de diversos fatores incluindo o consumo e o caudal.
Cada garrafa é equipada com uma válvula à medida do gás e dos requisitos em termos de pressão.
A rosca de saída está de acordo com normas internacionais para garantir que só podem ser acoplados reguladores compatíveis com estes requisitos.
A Linde desenvolveu também uma gama de válvulas e reguladores integrados denominada VIVANTOS®.
Para aplicações que exijam capacidades mais elevadas, a Linde fornece ainda quadros de garrafas que são múltiplas garrafas ligadas entre si.