Caso a manutenção não seja devidamente efetuada por profissionais, podem ocorrer fugas em qualquer parte de um sistema de fornecimento de gás. As juntas são particularmente vulneráveis. Portanto, é crucial que monitorize todas as ligações no seu sistema de fornecimento. As rampas e o equipamento de gás ideais podem ajudá-lo a armazenar gás corretamente, regular o caudal e a pressão e evitar grandes acidentes resultantes de fugas. Oferecemos uma gama abrangente de equipamentos de gás com certificação de segurança como, por exemplo, rampas, reguladores e válvulas. Fornecemos também conselhos para o ajudar a respeitar as corretas práticas de segurança.
NUNCA UTILIZE UMA CHAMA PARA PROCURAR FUGAS.
Todo o equipamento/sistema de fornecimento de gás deverá ser verificado após a montagem/instalação para confirmar que não existem fugas. Quaisquer ajustes necessários deverão ser efetuados antes do fornecimento ser ligado.
Utilize sempre um líquido de deteção de fugas ao testar o equipamento. A Linde faculta também dispositivos de deteção de gás profissionais com a marca G-TECTATM.
Não utilize água com sabão ou líquido de lavagem.
O nosso spray de deteção de fugas TL-4 é perfeito para sistemas industriais. Certifique-se de que a solução para a deteção de fugas é compatível com os materiais do equipamento. TODAS as juntas deverão ser testadas.
Aplique o líquido de deteção nas juntas e em quaisquer potenciais pontos de fuga como, por exemplo, o ponto de ligação entre a válvula da garrafa e o regulador
Nunca aplique líquidos de teste de fugas a uma saída de válvula de garrafa
Caso surja alguma espuma, despressurize o sistema de imediato e corrija a fuga
Não utilize o equipamento até que a fuga tenha sido retificada
Certifique-se de que a área está limpa passando com um pano limpo e sem fiapos após a verificação
Assim que a fuga tenha sido corrigida, efetue uma nova purga do ar no sistema antes de o utilizar.
Procure regularmente falhas e fugas
Mangueiras com fugas, cortes, queimaduras ou danos superficiais localizados deverão ser substituídas por novas mangueiras aprovadas para a indústria.
Examine regularmente o bocal de corte ou soldadura. Caso esteja a ficar entupido, limpe-o ou substitua-o.
Mantenha o equipamento limpo. Os reguladores de oxigénio em particular deverão ser mantidos numa área limpa quando não estiverem em utilização. Caso um regulador de pressão esteja defeituoso, substitua-o de imediato.
Fugas em redor do eixo da válvula da garrafa
Caso exista uma fuga em redor do eixo da válvula da garrafa, ouvirá um som de assobio e, no caso de gases combustíveis, conseguirá cheirar o gás que saia. Não utilize a garrafa e não tente reparar a fuga. Desloque a garrafa para uma área onde a fuga se poderá dispersar em segurança, coloque-lhe uma etiqueta e contacte-nos. Caso o seu manómetro esteja estragado, pode adquirir um novo como peça sobresselente junto da Linde.
Nunca remova, altere ou modifique os manómetros de um regulador de pressão. Caso ocorra uma fuga num manómetro, leve o regulador de pressão por inteiro à Linde e peça conselhos.