Nach oben

Doseamento de Azoto Líquido

Aumentar a resistência das garrafas com azoto líquido


Os fabricantes de bebidas não-carbonatadas (água, sumos, chás, etc.) normalmente recorrem ao PET (polietileno terftalato) para embalar as suas bebidas. Devido a pressões ambientais e de custos, nos últimos 20 anos, as garrafas PET diminuiram o seu peso com a redução da espessura das paredes das garrafas, o que as tornou mais frágeis e menos resistentes.

Após o seu enchimento, as garrafas têm de ser empilhadas para que possam ser transportadas para os clientes. Com paredes mais fracas, as garrafas do fundo das paletes cedem devido à pressão das que estão por cima, criando condições pouco seguras e perdas dispendiosas de produtos.

Este problema pode ser evitado através da pressurização das garrafas. Para que tal aconteça, o azoto constitui o meio perfeito, visto que está disponível na forma líquida. Quando o azoto líquido vaporiza, expande para cerca de 682 vezes o seu volume líquido. Além do mais, é inerte, protegendo, assim, a bebida da oxidação, que leva à sua deterioração e consequente perda de retorno financeiro.

Fornecemos o azoto líquido (LIN) necessário para os sistemas de doseamento de LIN utilizados nas instalações de engarrafamento. Estes sistemas adicionam uma gotícula de azoto líquido e prendem-na imediatamente através do capsulamento da garrafa. A gotícula presa expande à medida que vaporiza e aumenta a pressão interna. O aumento da pressão “endurece” a garrafa, tornando-a robusta o suficiente para ser empilhada.


Pede um conselho pessoal agora

Contacta-nos para aconselhamento sobre aplicações, produtos ou serviços da Linde Portugal