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Gestão de sistemas SHEQ
Adoptamos uma abordagem holística na gestão de questões de segurança, saúde, ambiente e qualidade em todo o Grupo Linde.
Na Linde, asseguramos que todas as instalações de gás satisfazem os mais elevados padrões internacionais de segurança. Fazemo-lo através da aplicação das nossas melhores práticas em segurança, saúde, ambiente e qualidade. Somos bem versados em legislação e normas internacionais, o que nos coloca numa posição ideal para oferecer uma vasta gama de serviços de segurança.
O nosso sistema de gestão fornece uma estrutura abrangente de directrizes, ferramentas, auditorias e processos que regem todas as nossas actividades em todas as áreas. Inclui requisitos legislativos e políticas internas do Grupo, bem como normas internacionais, incluindo as IS0 9001, 14000 e ISO 22000.
Os nossos serviços de segurança incluem:
- Formação de empregados: cursos e módulos gerais adaptados a indústrias e processos específicos, por exemplo, sobre o manuseamento seguro de gases e garrafas de gás.
- Auditorias de segurança no local nas instalações do cliente: Auditorias exaustivas baseadas na nossa vasta experiência para garantir um ambiente de trabalho seguro para os seus empregados.
- Revisões/auditorias de engenharia de processos
- Avaliação de risco
Plano de Acção SHEQ
O nosso programa LeadIng. in SHEQ visa melhorar e reforçar o nosso desempenho SHEQ e a consciência SHEQ em todas as áreas do Grupo Linde a nível mundial. Em 2009, introduzimos um novo método para avaliar o nosso progresso nesta área, denominado "SHEQ Roadmap". Esta ferramenta estratégica define vinte e um marcos no caminho para um desempenho SHEQ de classe mundial.
- Estatísticas e LFI
Linde determina e avalia o desempenho do SHEQ utilizando vários indicadores. Por um lado, indicadores desfasados, tais como números sobre incidentes com empregados e condutores, emissões, níveis de ruído, eliminação de resíduos, taxas de lesões por perda de tempo (LTIR), e por outro lado, indicadores principais, tais como envolvimento da gestão, auditorias, acções correctivas e relatórios de incidentes:
- Faltas ao trabalho relacionadas com incidentes (LTIR - "Lost time Incident Rates")
- Lesões profissionais reportáveis (RWI) Casos de doença (relacionados com o trabalho)
- Comparação dos resultados com os objectivos da auditoria
- Dados ambientais
- LFI (Lessons from Incidents)
- LeadSafe & ActSafe: Liderar + comportar-se visivelmente
Os instrumentos de avaliação comportamental LeadSafe & ActSafe proporcionam fóruns para discutir questões de segurança. Tratam principalmente da forma como as pessoas se comportam em situações reais de trabalho. Os participantes são encorajados a discutir as consequências das suas acções, mudar o seu comportamento e chegar a um consenso geral. LeadSafe encoraja os gestores a mostrar um comportamento de liderança visível e a deixar claro que a saúde e segurança dos outros é uma preocupação muito importante para eles. - Toolbox-Meetings sobre questões de segurança
As reuniões de segurança, as chamadas "Toolbox-Meetings", proporcionam um fórum regular para as equipas discutirem, abordarem e levantarem questões de segurança. Realizam-se pelo menos uma vez por mês e contam com a presença de todos os membros de uma equipa. - Gestão de prestadores de serviços
Coordenação dos prestadores de serviços:
Os nossos elevados padrões de segurança também se aplicam aos prestadores de serviços que trabalham em nome da Linde. Aplicamos um conjunto de regras internas em todo o Grupo para assegurar que os nossos prestadores de serviços são bem coordenados e cumprem a nossa política de SHEQ.
Prestador de serviços de transporte:
O transporte é uma área particularmente crítica em termos de segurança. Temos as nossas próprias regras internas sobre medidas chave de segurança, que aplicamos rigorosamente em todo o Grupo para prevenir incidentes durante o transporte, na medida do possível.
Ao seleccionar os prestadores de serviços, o seu desempenho é medido em relação a indicadores-chave de desempenho (KPIs) definidos. Os resultados destas auditorias são apresentados ao Comité de Gestão como parte de uma revisão anual do SHEQ. - Conceito HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point)
O conceito HACCP é uma abordagem sistemática para identificar e prevenir riscos de segurança alimentar. Compreende sete princípios que estabelecem estruturas para identificar e eliminar potenciais perigos em todas as fases da produção, processamento e distribuição de alimentos. O sistema centra-se mais na prevenção do que no controlo do produto final.
A Linde implementou os seus programas HACCP para processos operacionais e infra-estruturas em conformidade com os regulamentos da UE e actualiza-os regularmente. As análises são realizadas em cooperação com especialistas e técnicos qualificados dos vários departamentos.
A estratégia HACCP da Linde é reavaliada e actualizada pelo menos uma vez por ano como parte da revisão anual de alimentos e bebidas. - HAZOP-Studio (HAZard & OPerability)
Um Estudo HAZOP é uma avaliação estruturada e sistemática dos processos e procedimentos existentes ou planeados. Avalia potenciais perigos e problemas em operações que possam resultar dos perigos. Utilizamos os Estudos HAZOP para reavaliar as especificações de segurança e operabilidade das instalações e assegurar que estas especificações proporcionam condições de operação seguras e económicas que satisfazem os requisitos legais e contratuais. - HSE Monitoring (Monitorização das condições de saúde, segurança e ambiente)
Para evitar e eliminar os perigos, devemos aumentar constantemente o nosso nível de conhecimento e manter-nos a par dos riscos inerentes à natureza do nosso negócio. Identificamos e evitamos potenciais riscos através de uma série de métodos estabelecidos. Estes incluem:- Estudos em curso de Avaliação de Perigos e Análise de Riscos (HAZOP-Study)
- Auditorias externas e internas, incluindo exercícios de evacuação para locais abrangidos pelas directrizes SEVESO para a segurança das instalações industriais..
- Avaliação dos comentários sobre incidentes
- Major Hazard Review Programas (MHRP)
Os riscos que as nossas instalações podem representar para os nossos empregados ou para as empresas ou pessoas que vivem nas nossas proximidades devem ser sistematicamente identificados, avaliados e mitigados. Para o efeito, estabelecemos um sistema de gestão à escala do Grupo denominado MHRP (Major Hazards Review Programme) introduzido para identificar os maiores perigos potenciais, assegurar uma gestão eficaz dos perigos e medir os riscos de forma consistente em todos os locais. Ao mesmo tempo, são postos em prática controlos para minimizar estes riscos na medida do possível. - Formações
É importante para nós sensibilizar todos os nossos funcionários para as questões do SHEQ e promover um comportamento responsável. Desenvolvemos módulos de formação específicos para este fim como parte da nossa política de SHEQ. A formação oferecida aos nossos funcionários abrange uma vasta gama de tópicos, tais como avaliações LeadSafe, trabalho em altura, aprovações eléctricas, planos de prevenção, licenças de trabalho, segurança dos condutores e gestão do stress. Também fornecemos formação em segurança aos clientes. - Auditorias
Auditorias regulares verificam e documentam o nosso desempenho SHEQ. Estão relacionados com todos os aspectos do nosso negócio, incluindo sistemas de gestão, segurança de processos, condutores e operação de veículos, etc. Para além dos requisitos estabelecidos na certificação ISO e mais além auditorias, avaliamos também o nosso consumo de recursos naturais. Por exemplo, desenvolvemos software para optimizar as rotas de transporte e reduzir o número de quilómetros percorridos anualmente pelos nossos veículos. Cada sítio do Grupo Linde informa sobre o seu desempenho ambiental. Esta informação é compilada e publicada no nosso relatório anual.
Além disso, realizamos auditorias HSE e estudos HACCP, bem como auditorias de sistemas de transporte e prestadores de serviços em todas as nossas instalações todos os anos. Os resultados destas auditorias servem de base para planos de acção. - Traçabilidade
Desenvolvemos um sistema de gestão abrangente que nos permite rastrear completamente todas as operações. A cada produto, botija de gás ou enchimento de tanques é atribuído um número de lote que nos permite identificar as matérias-primas utilizadas na produção, a data e local de produção e os clientes que adquiriram o produto.
Para facilitar a rastreabilidade, todas as botijas de gás são marcadas com um código de barras. - Satisfação do cliente
Esforçamo-nos sempre por melhorar o nosso desempenho e aumentar ainda mais a satisfação do cliente. Para tal, agregamos sistematicamente os resultados de auditorias internas e externas, feedback de clientes, projectos de garantia de qualidade, recalls de produtos, acidentes e incidentes, e traduzimo-los em acções preventivas e correctivas adequadas. - Regras de Ouro SHEQ
O Grupo Linde desenvolveu "Regras de Segurança de Ouro" que estão a ser implementadas em toda a empresa, bem como nos nossos prestadores de serviços. O objectivo destas regras é evitar lesões graves ou mesmo fatais e prestar apoio na estrada ao desempenho e cultura do SHEQ, de acordo com o nosso lema "LeadIng".
Estas Regras de Ouro foram formuladas através da revisão de incidentes e experiências dentro da nossa empresa, mas também reflectem os requisitos das leis e regulamentos que se aplicam em muitos dos países onde a Linde opera.
As Regras de Ouro reforçam as áreas críticas do nosso actual sistema de gestão onde existe um elevado risco de lesões graves ou mesmo fatais, se as regras não forem seguidas. Por conseguinte, estas regras devem ser sempre cumpridas por todos. Além disso, podem aplicar-se regulamentos locais ou outros requisitos específicos da Linde.
O não cumprimento das Regras de Ouro será tratado pela gerência e Recursos Humanos (RH) da Linde da mesma forma que qualquer outra conduta incorrecta ou violação de uma política ou regra da Linde.