Aumento da Eficiência da Combustão com Oxigénio
O reforço de oxi-fuel também utiliza oxigénio para a combustão em vez de ar. Eleva a temperatura da chama ao eliminar azoto e aumentar a concentração de oxigénio. Também aumenta a concentração de CO2 e H2O nas proximidades da chama. E, uma vez que estes gases são os principais responsáveis pela radiação térmica, tornam os jatos de gás mais eficientes.
A tecnologia de reforço de oxi-fuel é utilizada principalmente nos fornos para fusão de vidro para:
- Aumentar da capacidade de produção
- Aumentar a qualidade do vidro
- Prolongar a vida útil da forno ao prevenir falhas no dispositivo de controle do regenerador.
Reforço Zero-port
A utilização dos queimadores de oxi-combustível para reforçar a capacidade de fusão de vidro é uma tecnologia comprovada, especialmente nos fornos de vidro plano. Ao longo dos últimos cinco anos, os fornos com tecnologia oxi-fuel zero-port convencional disponibilizaram informações significativas sobre o reforço de oxi-fuel à indústria. Aumentando 10-15% a energia fornecida ao forno particularmente nos pontos críticos, pode fazer aumentar a capacidade de produção, os níveis de qualidade do vidro e a vida útil da forno.
Reforço da capacidade de fusão utilizando queimadores CGM
A integração dos queimadores CGM na abóbada do forno aumenta significativamente a capacidade de fusão e permite às empresas vidreiras aumentar a sua capacidade de produção. Esta tecnologia, única de reforço de oxi-combustível transfere calor extra para a fusão de vidro, ao posicionar o queimador CGM na vertical, em vez de na horizontal. Este facto aumenta a transferência de calor por convecção e, quando combinada com a transferência radiante normal, aumenta as taxas de transferência de calor.
Reforço Hot-Spot
O reforço hot-spot é tipicamente instalado em fornos regenerativos com chama em U. Porém, também pode ser aplicado em fornos com recuperadores. É compatível com todos os tipos de vidro e, normalmente, inclui o posicionamento de dois queimadores de oxi-combustível no ponto quente do forno. Estes queimadores podem ser utilizados para otimizar os movimentos de convecção do vidro, o que melhora o tempo de permanência e aumenta a qualidade. A adição de mais combustível permite uma maior produção de vidro.